Eu ando nos passos de outro alguem 

 Eu uso sua respiração para me mover.

 Eu sigo seu olhar

Cartografia Humana cria um mapa de Marchas sonoras nas cidades traçando espaços através de seus ecos e de seus movimentos, através daqueles que lhes são contemporâneos.

 

Imagine uma pessoa andando por uma rua, os sons em seus fones de ouvido são os de outra pessoa que percorreu o mesmo caminho algum tempo atrás. Os tempos se sobrepõem, respondem um ao outro, olham um para o outro.

 

Uma sobreposição improvisada de sons e movimentos.

 

Experimente noite e dia, climas e estações diferentes. Imagine uma pessoa andando por uma rua ouvindo a história de outra gravada exatamente no mesmo caminho. Somos guiados pela respiração de outro humano desta mesma cidade, seguindo o olhar de outro pelos ouvidos. As ruas tornam-se pessoas, tornam-se histórias. O que se ouve torna-se paisagens sonoras seguidas de passos. O espaço é entendido através do outro. Aqueles que caminham e ouvem tornam-se os compositores de suas próprias aventuras.

O projeto começou em Toulouse, na França, em março de 2021 e nasceu de um desejo de usar os espaços públicos através das histórias de outras pessoas, da alteridade.

 

Este projeto existe e se nutre de colaborações. Um de seus objetivos é oferecer uma experiência de sobreposições temporais auditivas.

 

Para cada colaboração surge uma história e algumas palavras sobre ela são dadas aqui.

como funciona:

A ideia é que você clique no mapa e localize você. Uma vez chegado a um dos pontos de partida, você seleciona a viagem que gostaria de experimentar.

Até hoje, abril de 2022, o projeto colaborou com a webradio Ondecourte, a Fabrique des arts du cirque et de l'itinerance, a Grainerie, a Aliança Françesa Rio de Janeiro, a Residencia São João (Brasil).

Um conceito de Emilie Beffara com o apoio de Namer Golan.